SAN

Edit Content

Você está em
Secretaria Executiva de Articulação Nacional

CODESUL Debate Mudanças Climáticas, Segurança e Estratégias para o Desenvolvimento Regional

Na manhã desta quarta-feira (23), em Brasília, o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL) realizou mais uma importante reunião, com os governadores Jorginho Mello, de Santa Catarina, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, o vice-governador do Paraná Darci Piana e o governador Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul e presidente do CODESUL.
O encontro focou em temas cruciais para o desenvolvimento integrado da região, como a adaptação às mudanças climáticas, segurança pública nas fronteiras e planejamento estratégico de longo prazo.
O destaque do encontro foi a apresentação da evolução do projeto de Sistemas Integrados para Adaptação às Mudanças Climáticas. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite detalhou os avanços da iniciativa. Em seguida, Luís Andrés, líder do Programa de Infraestrutura do Banco Mundial, juntamente com outros especialistas da instituição, apresentaram a minuta do Termo de Referência do projeto. A sessão contou com a participação virtual de Johannes Zutt, diretor para o Brasil do Banco Mundial, e outros consultores, enriquecendo a discussão com perspectivas internacionais.
Após o debate, houve a assinatura do Memorando de Entendimento entre o CODESUL e o Banco Mundial, formalizando a parceria para o desenvolvimento do projeto.Outro ponto central da reunião foi a apresentação da etapa final do Planejamento Estratégico Visão Regional 2040 e a proposta de governança para sua implementação. Thaner Nogueira, secretário de Gestão estratégica do Mato Grosso do Sul e coordenador da Comissão Permanente de Planejamento e Gestão, detalhou os resultados da sétima etapa do projeto. O documento final foi entregue aos governadores por Jader Afonso, Leonardo Busatto, do BRDE e Marcus Lélis, coordenador de Pesquisa da UNISINOS, representando um marco importante para o futuro da região.
Na sequência, a Comissão Permanente de Segurança Pública apresentou os resultados da bem-sucedida Operação Conjunta de Segurança Pública nas Fronteiras do CODESUL. Antônio Carlos Videira, secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul e coordenador da Comissão, expôs que mais de 10 toneladas de drogas foram apreendidas nos 4 estados somente durante o carnaval deste ano, impacto positivo da ação integrada.
O diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, também teve a oportunidade de apresentar os resultados da instituição, reforçando seu papel crucial no fomento ao desenvolvimento da região.
O secretário-executivo do Codesul Jader Afonso abordou o Fundo de Participação dos Estados (FPE) no STF. Ana Ali Garcia, procuradora-geral do MS e coordenadora da Comissão Jurídica, tratou das perdas dos estados na distribuição dos royalties do petróleo e gás natural.
Após as discussões, os governadores presentes tiveram a oportunidade de expressar suas considerações. “Nos juntamos em assuntos comum a todos e estamos notando já o ganho de escala, de velocidade, e de foco real de investimento. Estamos fazendo isso para fortalecer o Codesul, cada governador dentro da sua autonomia, mas somando força, e o Codesul tem dado um retorno extraordinário pra nós”, afirmou o governador Jorginho Mello.


A secretária do Codesul-SC Vânia Franco também se mostrou otimista com o encontro “Fiquei muito feliz com o evento, os governadores consolidaram algumas ações e deram diretrizes para que o Codesul para os próximos objetivos”, afirmou a secretária.