No Ministério da Saúde, Jorginho Mello busca recomposição do teto financeiro de SC
O governador Jorginho Mello, as secretárias de Saúde Carmen Zanotto e de Articulação Nacional Vânia Franco, além de deputados e senadores do Fórum Parlamentar Catarinense estiveram nessa terça-feira (13) no Ministério da Saúde para encontro com a ministra Nísia Trindade. A discussão foi sobre a possível recomposição, por parte da União, do teto financeiro do estado (atendimentos de Média Alta Complexidade- MAC), que hoje apresenta um déficit de R$549 milhões/ano.
Durante a audiência, após a apresentação dos números dos últimos 12 meses, a ministra se mostrou preocupada com a situação de Santa Catarina.
“Isso é histórico, essa diferença entre o que nós produzimos e o que nós recebemos. E a gente acha isso injusto. Que o Ministério da Saúde reconheça o esforço que nós estamos fazendo para oferecer um serviço de qualidade”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Na opinião da secretária de Saúde Carmen Zanotto a reunião foi positiva “O Ministério da Saúde está avaliando o que poderá ser recomposto. Vamos aguardar, Santa Catarina precisa dessa recomposição, são cerca de R$45 milhões ao mês”, disse ela.
Esse estudo detalhado formulado pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina já foi entregue no dia 4 de maio deste ano ao Secretário de Atenção Especializada (SAES) do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, solicitando a recomposição do teto, hoje financiado pelos Fundos Municipais e Estadual da Saúde.
São recursos de serviços que já são realizados no estado e nos municípios e que precisam ser reconhecidos e habilitados pelo Ministério da Saúde.