CODESUL, BRDE e Banco Mundial avançam em parceria para fortalecer resposta a eventos climáticos extremos

Uma reunião realizada nesta quarta-feira, 26, na sede do BRDE em Brasília, entre o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (CODESUL), Banco Mundial e Governos dos estados integrantes do Codesul (MS, PR, RS, SC) avançou na discussão sobre a criação de um sistema integrado de monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos.
A ideia do Codesul é formalizar apoio, através de um termo de cooperação, do Banco Mundial. Luis Andres, Líder do Programa de Infraestrutura do Banco Mundial, expressou otimismo quanto à parceria. Na reunião ele concordou que o termo já possa ser assinado em Brasília no próximo mês de abril, com a presença dos governadores. E ressaltou que tem interesse não só de cooperar com consultoria, mas gostaria de ver a implementação das recomendações dadas pelo Banco Mundial.
O projeto visa fortalecer a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos na região do CODESUL, através da integração de sistemas e coordenação entre os estados.
As principais metas incluem:
- Integração dos sistemas hidrometeorológicos, reunindo dados de diversas fontes em uma única plataforma;
- Implementação de uma sistemática de governança, com níveis de atuação estaduais e interestaduais;
- Criação de um protocolo de atuação integrada dos estados em momentos de crise.
A secretária de Articulação Nacional do Estado de Santa Catarina e Secretária do Codesul Vânia Franco destacou a importância do apoio do Banco Mundial “Essa união no que diz respeito a assuntos climáticos é importantíssima, como já mostrado na tragédia do Rio Grande do Sul, por exemplo. A pronta ajuda funcionou bem na ocasião, agora queremos a expertise do Banco Mundial para trabalharmos unidos a ponto de tentar diminuir a perda de vidas quando tragédias voltarem a acontecer”.

O Termo de Referência para a consultoria será responsável por elaborar o Projeto de Integração dos Sistemas às Mudanças Climáticas.
A iniciativa busca preservar vidas e os biomas da região (Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), organizando uma resposta rápida e eficiente das forças estaduais em situações de crise, como enchentes, queimadas ou secas.
Participantes:
- BRDE:
- Leonardo Maranhão Busatto – Diretor de Planejamento
- Marcelo do Canto – Chefe do Departamento de Parcerias e Inovação
- Juliana Castro – Assessora Técnica
- CODESUL:
- Vania Franco – Secretária de Articulação Nacional do Estado de SC e Secretária do Codesul
- Vinicius Viacava – CODESUL RS
- Pamela Correa – CODESUL RS
- Governo do Estado de SC:
- Fernando Filgueiras – procurador da PGE do estado de SC
- Banco Mundial:
- Luis Andres – Líder do Programa de Infraestrutura
- Jack Campbell – Banco Mundial
- Hannah Kim – Banco Mundial
- Governo do Estado do RS:
- Isa Carla Osterkamp – Representante da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura do RS
- Tenente Coronel PM Ana Maria Hermes – Chefe do Departamento de Apoio Técnico – Defesa Civil