SAN

Sessão Solene da Câmara Federal homenageia os 50 anos da Acafe

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (3) uma sessão solene em homenagem aos 50 anos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).


Representando o governador Jorginho Mello, a secretária de Articulação Nacional (SAN) e do Codesul/SC, Vânia Franco, parabenizou a todos, alunos, professores, funcionários e toda equipe que faz parte da trajetória vitoriosa da instituição.


“São 50 anos de dedicação à educação catarinense e, com muito orgulho, faço parte desta história que acompanho há 13 anos, juntamente com o governador Jorginho Mello, primeiro como deputado federal e depois como senador, o trabalho das comunitárias, onde vivenciei todas as lutas e combates”, disse Vânia, ao iniciar seu discurso.


Ela lembrou que, antes das comunitárias, o sonho da faculdade se restringia àqueles que podiam estar na capital. No entanto, o trabalho da Acafe, nas últimas cinco décadas, permitiu que cada um dos catarinenses, e os que também escolheram Santa Catarina para morar, sonhassem em cursar o ensino superior.


Agora, com o Universidade Gratuita, promessa de campanha cumprida pelo governador Jorginho Mello, o sonho de cursar o ensino superior ficou ainda mais próximo para os catarinenses com a oferta de 75 mil vagas gratuitas nas universidades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais.
Fundado em 2 de maio de 1974, o Sistema Acafe reúne 14 instituições de ensino superior comunitárias – nove universidades e cinco centros universitários.


São mais de 142 mil estudantes, 10.522 professores, 7.125 colaboradores, 264 laboratórios de ensino, 155 bibliotecas com mais de 3 milhões de títulos e uma vasta gama de cursos de mestrado, doutorado e projetos de iniciação científica.


Sua atuação se estende para além das salas de aula, com serviços de saúde, atendimentos jurídicos e projetos de pesquisa que beneficiam milhares de pessoas diariamente, além de ser referência na formação de professores para a educação básica e se destacar no desenvolvimento de ciência e tecnologia.


A solenidade contou ainda com a presença de deputados e senadores, além de demais autoridades vinculadas ao sistema Acafe.