Missão Internacional da Acafe foi considerada um sucesso com resultados para a educação catarinense
A secretária de Articulação Nacional e secretária do Codesul/SC, Vânia Franco, integrou a comitiva da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) em uma missão internacional para a Finlândia e Suécia, entre os dias 23 de agosto e 5 de setembro. Os dois países, são referências mundiais em educação.
“Estamos retornando para o Brasil com o sentimento de missão cumprida. Foi uma viagem muito produtiva, de muito aprendizado, que fortalece ainda mais a educação superior de Santa Catarina, os estados que integram o Codesul e o Brasil”, disse a secretária Vânia Franco. “A Acafe, sempre em busca da excelência acadêmica, retorna ao estado com termos de cooperação assinados e novas parcerias alinhavadas. A instituição, e toda a delegação que integrou a missão, está de parabéns,” complementou.
“Esta missão faz parte de um esforço contínuo da ACAFE para internacionalizar as universidades catarinenses, ampliar o acesso a novos conhecimentos e fortalecer a presença de Santa Catarina no cenário global. Foram mais de 50 horas de reuniões e visitas técnicas em 19 instituições internacionais. Estamos prontos para transformar o aprendizado em ações concretas”, destacou a presidente da Acafe, Luciane Ceretta.
A delegação contou ainda com mais dois representantes do governo catarinense: a secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, e o secretário de ciência tecnologia e inovação, Marcelo Fett, e os demais reitores do Sistema Acafe.
Durante treze dias, a comitiva catarinense participou de encontros estratégicos com universidades e centros de pesquisa e inovação, onde foram discutidas possibilidades de cooperação acadêmica, intercâmbio de estudantes e professores, além da adoção de práticas inovadoras que possam elevar a qualidade do ensino no estado.
Finlândia – Na Finlândia, a delegação visitou a Agência Nacional Finlandesa de Educação (EDUFI); a Faculdade de Ciências da Educação e a Embaixada do Brasil em Helsinque. A agenda prosseguiu
com uma visita no Centro Finlandês de Avaliação Educacional; Ministério da Educação e Cultura, Escola Normal de Helsinque. Na cidade de Turku, a comitiva visitou a Universidade de Ciências Aplicadas de Turku; a Escola Kathedralskolan i Åbo e ainda participou de uma reunião no Centro de Pesquisa de Futuros; na Business Tampere e na Universidade de Tampere.
Suécia – O primeiro compromisso na Suécia foi uma visita técnica na maior plataforma de streaming de música do mundo, a Spotify; reunião no Instituto Real de Tecnologia (KTC); visita à Escola Norra Real; reunião na Escola de Economia e Embaixada Brasileira na Suécia.
A iniciativa e o financiamento da missão foi do Sistema Acafe A delegação foi composta por representantes da Acafe, do Parlamento Catarinense e do Governo do Estado.