Com apoio da SAN, Fapesc e IAI lançam edital para formar assessores científicos
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em parceria com o Instituto Interamericano para a Pesquisa em Mudanças Globais (IAI), anunciou na quarta-feira, 17, o lançamento do edital do Programa de Bolsas Fapesc-IAI STeP Fellowship Program.
A Secretária de Articulação Nacional (SAN), Vânia Franco, acompanhou o presidente da Fapesc, Fábio Pinto, na cerimônia realizada pelo secretário de Promoção Comercial, Tecnologia, Inovação e Cultura do Itamaraty Laudemar Aguiar, em Brasília. O evento contou ainda com a presença da embaixadora da União Europeia no Brasil Marian Schuegraf.
O Programa de Bolsas permite que doutores atuem como agentes de transformação dentro de entidades estaduais, federais e internacionais.
Além do suporte técnico da Secretaria de Articulação Nacional (SAN), a iniciativa conta com o apoio especial do Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Carlos Matsumoto, que atua como “embaixador do programa no Brasil”.
O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto, acredita que “o STeP Fellowship será um catalisador de transformação, formando uma nova geração de líderes capazes de conectar a ciência com a ação política, impulsionando soluções inovadoras para os desafios contemporâneos.”
“Como Secretária de Articulação Nacional fico muito feliz em apoiar essa iniciativa que busca fortalecer ações estratégicas que visam a formulação de políticas públicas com base no conhecimento científico. É um pedido do governador Jorginho, Santa Catarina mais uma vez sendo pioneira, o Brasil só tem a ganhar”, disse Vânia Franco.
O Programa pretende capacitar a primeira geração de assessores científicos no tema de bioeconomia, para apoiarem os tomadores de decisão na interface entre ciência e políticas públicas, com foco em questões ambientais, sociais e econômicas.
Também são parceiros na iniciativa a Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina (SEF), Ministério de Relações Exteriores (MRE – Itamaraty), e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Para saber mais sobre o projeto e como participar do edital acesse o site da Fapesc.