Embaixadora da República Dominicana cumpre extensa agenda em Santa Catarina

A convite do Governo de Santa Catarina, a comitiva da Embaixada da República Dominicana cumpriu extensa agenda em Santa Catarina com o objetivo de firmar futuras alianças e acordos de cooperação entre Santa Catarina e o país caribenho

“Temos o máximo interesse em alinhar assuntos em comum como turismo, segurança e tecnologia discutir os potenciais de cooperação entre República Dominicana e Santa Catarina”, sinalizou a embaixadora Patricia Villegas. O país é considerado um dos principais destinos turísticos e atrai anualmente mais de 11 milhões de visitantes.

O grupo visitou diversas instituições do estado e prefeituras catarinenses. A Secretária adjunta, Lourdes Coradi Martini, representou a Secretária de Articulação Nacional (SAN) Vânia Franco, e o Assessor técnico, José Carlos Porporatti, representou o Codesul/SC.

A agenda iniciou na quinta-feira (4) com um café da manhã na casa da vice-governadora, Marilisa Boehm, que também contou com a presença da Secretária adjunta de Turismo, Catiane Seif, que teve a oportunidade de apresentar aos dominicanos o potencial turístico catarinense e as principais atrações turísticas do estado.

Logo depois, a comitiva seguiu para uma reunião com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, onde conheceu projetos na área tecnológica de inovação e empreendedorismo.

Em seguida, o grupo esteve com o Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Cel Aurélio Pelozato, e com o Secretário de Segurança Pública, Cel. Flávio Graff, que apresentaram a logística e estratégia de segurança pública. Santa Catarina é considerado um dos estados mais seguros do Brasil.

Na sexta-feira (5), a comitiva foi recebida pela Secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, e logo depois foi recebida pela chefe de gabinete da presidência Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), Maria Teresa Bustamante, e pelo Diretor Institucional, Carlos José Kurtz, onde foi discutida possibilidade de acordos de cooperação envolvendo o Mercosul, entre outros temas.

Neste mesmo dia, o grupo ainda esteve com o Presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), Hélio Dagnoni, para conhecer novas oportunidades de negócios com empresários catarinenses.

Em seguida, a comitiva esteve com o presidente da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina), Fábio Pinto, que apresentou os principais projetos de pesquisa da instituição, que é considerada modelo em pesquisa e inovação.

Para finalizar a agenda, a comitiva dominicana, também composta pelo Primeiro Secretário Júnior Pérez e pela Conselheira Carlise Velasquez, seguiu no sábado (6) para Balneário Camboriú e foi recebida pelo secretário de Turismo do município, Thiago Velasques.

A visita da comitiva dominicana à Santa Catarina foi articulada pela Secretaria de Articulação Nacional (SAN), com sede em Brasília. Alguns dias antes, na segunda-feira (1º), a embaixadora Patricia Villegas, esteve com o governador Jorginho Mello e com a secretária Vânia Franco na Secretaria de Articulação Nacional.

“A agenda em Santa Catarina, como determinou o governador Jorginho Mello, resultou em encontros muito produtivos. As conversas para alinhar futuros acordos de cooperação irão prosseguir em outras reuniões que serão agendadas pelo governo do estado”, informou a secretária Vânia Franco.