Universidade Gratuita é aprovado na Alesc e garante ensino superior para milhares de jovens catarinenses
Os dois projetos de lei que criam o Universidade Gratuita em Santa Catarina foram aprovados em votação final na Assembleia Legislativa (Alesc), nesta terça-feira (11) pela maioria dos parlamentares.
“É um dia muito importante para a educação de Santa Catarina, eu sei da dificuldade de custear uma universidade que pode chegar a custar oito, nove mil reais. Isso levava uma família à falência. Iremos bancar os estudos dos catarinenses para que depois eles devolvam à sociedade em forma de trabalho. Queremos tornar os sonhos dos catarinenses uma realidade”, comemorou o governador Jorginho Mello.
O programa irá custear 100% do curso na universidade em várias áreas e priorizará alunos que não tenham condições de pagar com a renda familiar a formação no ensino superior. Serão 89 mil vagas gratuitas no ensino superior até o ano de 2026. O aumento das oportunidades oferecidas será progressivo ano a ano.
“É um novo olhar para a educação catarinense. Todos nós sabemos do esforço de uma família para formar um filho. Santa Catarina e o nosso governador Jorginho Mello estão de parabéns por mais essa conquista!, disse a secretária de Articulação Nacional Vânia Franco.
Com a aprovação dos projetos na Assembleia, eles seguem para a sanção do governador Jorginho Mello. Após isso, a Secretaria de Educação fará dois decretos para regular a operação do programa, além de uma portaria com as regras para cadastramento das mantenedoras e dos cursos.